sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Termos e Definições - 1

Eixo de uma moeda - Imaginando um eixo horizontal e rodando a moeda sobre este eixo vemos os dois lados da moeda direitos, isto quer dizer que a moeda tem eixo horizontal. Analogamente ao eixo horizontal, vê-se se uma moeda tem o eixo vertical quando rodamos a moeda sobre um eixo vertical imaginário e vemos os dois lados direitos. A maior parte das moedas tem eixo horizontal mas existem exemplares raros com eixo vertical ou eixo deslocado, tendo uma maior valorização no mercado.

Bordo - Superfície lateral da moeda e que determina a sua espessura. O Bordo das moedas pode ser serrilhado, liso, com legenda ou gravuras, etc.

Pátina - Oxidação superficial e natural que as moedas adquirem ao longo de muitos anos. Essa Pátina pode ter diversas tonalidades (verde, cinzento, vermelho ou castanho) consoante o metal da moeda, o local e o tempo onde esteve guardada. Alguns coleccionadores entendem que não se deve tentar retirar esta película de oxidação pois ela actua como uma capa protectora da camada inferior e além disso valoriza a moeda e testa a sua autenticidade. Outros preferem limpar as moedas e vê-las brilhar na sua colecção. Para mais detalhes sobre limpeza de moedas clique aqui.

1 comentário:

  1. Essas moedas de prata que tem a cor preta é bom deixar também?Já me falaram que é bom não limpar.Manter a pátina original.Eu quero uma coleção valiosa e não bonita.É melhor ficar sem limpar mesmo,né?

    ResponderEliminar