Moedas - Limpar ou não limpar?

No que refere a limpeza de moedas, a primeira etapa, a mais importante de todas, é a observação meticulosa da moeda. É importante perceber se a moeda apresenta realmente sujidade ou se apenas apresenta a típica pátina (ver definição: aqui) que se forma com o decorrer dos tempos.

A segunda etapa, também esta muito importante, é decidir se quer guardar a moeda em colecção própria ou se pretende comercializá-la. Se tem intenção de valorizar a moeda ou apenas lhe interessa expô-la aos olhos de curiosos.
A decisão final, limpar ou não limpar, será sempre difícil e controversa. Alguns coleccionadores preferem devolver às suas moedas algum do seu brilho natural de forma a evidenciar todos os seus detalhes e beleza. Outros afirmam que limpar a moeda é cometer um crime pois irá eliminar a pátina. Camada esta que se acumulou e que decorre da acção do tempo e de factores orgânicos, como por exemplo a exposição em diferentes solos, e manuseamento da mesma ao longo dos tempos. 

A pátina revela o tempo e o local onde permaneceu até ser descoberta. Quanto mais antiga for a moeda, mais relevante se torna a existência da patina que poderá, inclusive, servir para provar a autenticidade da mesma. Para alguns coleccionadores, a existência da pátina influencia directamente a valorização do espécime.

Pátina não pode ser confundida com sujidade. Por vezes, esta última, tratando-se de crostas ou gorduras acumuladas, pode e deve ser removida. Note no entanto que, depois de limpa, a moeda deverá manter o seu aspecto natural. Não use artigos para polimento, estes apenas resultarão em brilhos artificiais não valorizáveis.

A limpeza da moeda é aconselhada se a sujidade acumulada contiver agentes corrosivos que estejam a afectar a moeda ou se essa sujidade impedir a identificação da moeda ou a leitura dos seus elementos principais.

Tendo em consideração o supra exposto, acaso necessite de limpar algumas moedas poderá fazê-lo. Todavia, fica desde já uma regra de ouro - Nunca usar polidores de metal, abrasivos ou vernizes ácidos e / ou com oxidantes. Utilize produtos específicos desenvolvidos por marcas especializadas como a LINDNER, a LEUCHTTURM ou MARPAL. Tenha sempre em atenção o tipo de metal e siga as respectivas indicações. Comece sempre por experimentar em moedas repetidas e de baixo valor. Também algumas receitas caseiras que são frequentemente utilizadas. 
  •  Banho-maria (1 parte de amoníaco / 2 partes de água). Depois do banho-maria enxaguar em água corrente e secar bem a moeda. Usar preferencialmente um secador para não riscar; 
  • Pasta de dentes – Pode ser utilizada para eliminar gorduras ou manchas de verdete. Colocar a pasta na moeda e esfregar ao de leve com o dedo. Após isto lavar com água corrente e secar com secador; 
  • Podem ser utilizados os métodos aconselhados para moedas de prata; 
  • Gasóleo em banho-maria com posterior utilização da pasta de dentes; 
  •  Ferver em azeite e óleo com posterior lavagem; 
  • Mergulhar em sumo de limão; 
  • Mergulhar em vinagre.
Repito o que acima referi, independentemente do método escolhido, inicie a experiência em moedas repetidas e de baixo valor.

6 comentários:

  1. Excelente artigo. Parabéns tirou todas as minhas dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia...tenho várias moedas referentes à 2ª republica - 50 centavos: 1927;1928;1929;1930;1931,1933,1935,1940,1944,1945,1946,1947,1951,1952,1953,1955,1956,1957,1958,1959,1960,1961,1962,1963,1964,1965,1966,1967,1968...todas elas tem a dita pátina... mas muito ténue.Gostaria de saber se me aconselha a limpar e tb se me souber dizer o valor das mesmas agradecia ou então onde me dirigir para obter esta informação.

    Atentamente



    contacto:soniaogando@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo, tenho uma loja a www.collecione.com e um blog o collecione.com.blogspot.com.br, ambos são um espaço direcionado para o collecionsmo, caso tenha um tempinho acesse nossos links, ficaremos muito honrados com sua visita.

    ResponderEliminar
  4. cara :( to triste limpei uma moeda de 15 d.c :(

    ResponderEliminar
  5. cara to triste :( limpei uma moeda de 15:d.c vc acha que perdeu o valor?

    ResponderEliminar