sexta-feira, 27 de maio de 2011

Moedas - Limpar ou não limpar?

No que refere a limpeza de moedas, a primeira etapa, a mais importante de todas, é a observação meticulosa da moeda. É importante perceber se a moeda apresenta realmente sujidade ou se apenas apresenta a típica pátina (ver definição: aqui) que se forma com o decorrer dos tempos.

A segunda etapa, também esta muito importante, é decidir se quer guardar a moeda em colecção própria ou se pretende comercializá-la. Se tem intenção de valorizar a moeda ou apenas lhe interessa expô-la aos olhos de curiosos.
A decisão final, limpar ou não limpar, será sempre difícil e controversa. Alguns coleccionadores preferem devolver às suas moedas algum do seu brilho natural de forma a evidenciar todos os seus detalhes e beleza. Outros afirmam que limpar a moeda é cometer um crime pois irá eliminar a pátina. Camada esta que se acumulou e que decorre da acção do tempo e de factores orgânicos, como por exemplo a exposição em diferentes solos, e manuseamento da mesma ao longo dos tempos. 

A pátina revela o tempo e o local onde permaneceu até ser descoberta. Quanto mais antiga for a moeda, mais relevante se torna a existência da patina que poderá, inclusive, servir para provar a autenticidade da mesma. Para alguns coleccionadores, a existência da pátina influencia directamente a valorização do espécime.

Pátina não pode ser confundida com sujidade. Por vezes, esta última, tratando-se de crostas ou gorduras acumuladas, pode e deve ser removida. Note no entanto que, depois de limpa, a moeda deverá manter o seu aspecto natural. Não use artigos para polimento, estes apenas resultarão em brilhos artificiais não valorizáveis.

A limpeza da moeda é aconselhada se a sujidade acumulada contiver agentes corrosivos que estejam a afectar a moeda ou se essa sujidade impedir a identificação da moeda ou a leitura dos seus elementos principais.

Tendo em consideração o supra exposto, acaso necessite de limpar algumas moedas poderá fazê-lo. Todavia, fica desde já uma regra de ouro - Nunca usar polidores de metal, abrasivos ou vernizes ácidos e / ou com oxidantes. Utilize produtos específicos desenvolvidos por marcas especializadas como a LINDNER, a LEUCHTTURM ou MARPAL. Tenha sempre em atenção o tipo de metal e siga as respectivas indicações. Comece sempre por experimentar em moedas repetidas e de baixo valor. Também algumas receitas caseiras que são frequentemente utilizadas. 
  •  Banho-maria (1 parte de amoníaco / 2 partes de água). Depois do banho-maria enxaguar em água corrente e secar bem a moeda. Usar preferencialmente um secador para não riscar; 
  • Pasta de dentes – Pode ser utilizada para eliminar gorduras ou manchas de verdete. Colocar a pasta na moeda e esfregar ao de leve com o dedo. Após isto lavar com água corrente e secar com secador; 
  • Podem ser utilizados os métodos aconselhados para moedas de prata; 
  • Gasóleo em banho-maria com posterior utilização da pasta de dentes; 
  •  Ferver em azeite e óleo com posterior lavagem; 
  • Mergulhar em sumo de limão; 
  • Mergulhar em vinagre.
Repito o que acima referi, independentemente do método escolhido, inicie a experiência em moedas repetidas e de baixo valor.

18 comentários:

  1. Excelente artigo. Parabéns tirou todas as minhas dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia...tenho várias moedas referentes à 2ª republica - 50 centavos: 1927;1928;1929;1930;1931,1933,1935,1940,1944,1945,1946,1947,1951,1952,1953,1955,1956,1957,1958,1959,1960,1961,1962,1963,1964,1965,1966,1967,1968...todas elas tem a dita pátina... mas muito ténue.Gostaria de saber se me aconselha a limpar e tb se me souber dizer o valor das mesmas agradecia ou então onde me dirigir para obter esta informação.

    Atentamente



    contacto:soniaogando@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo, tenho uma loja a www.collecione.com e um blog o collecione.com.blogspot.com.br, ambos são um espaço direcionado para o collecionsmo, caso tenha um tempinho acesse nossos links, ficaremos muito honrados com sua visita.

    ResponderEliminar
  4. cara :( to triste limpei uma moeda de 15 d.c :(

    ResponderEliminar
  5. cara to triste :( limpei uma moeda de 15:d.c vc acha que perdeu o valor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento informar... mas perdeu muito valor.

      Eliminar
    2. Tenho diversas moedas antigas uma de 1895 no valor de 100 reis,4 da comemoração do centenário no valor de 1000 e 500 reis e uma que de um lado diz Brasil 500 e no outro diz Havai com uma arara cunhada, gostaria de vende- las se souber alguma coisa sobre favor ligar no 55 9124 3615

      Eliminar
  6. Venha ca, a moeda está com ferragens ai se não limpar a ferrugem come e ai tirar a ferrugem ou não

    ResponderEliminar
  7. Boa tard..alguem m pode ajudar sobre algumas moedas k eu tenho?!?!
    100 reis 1900
    50 centavos 1947...
    Kual os seus valores??
    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Boa tard..alguem m pode ajudar sobre algumas moedas k eu tenho?!?!
    100 reis 1900
    50 centavos 1947...
    Kual os seus valores??
    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Olá, boa tarde. Ganhei algumas moedas do meu irmão, eram do meu pai. Tem duas que quase não consigo ver o que é ou o ano, tentei lavar com água e sabão, não adiantou. São de 25 cents canadenses, de 1968, mas estão muito feias. Aconselha limpar com vinagre ou limão?

    ResponderEliminar
  10. Pessoal, cuidado com o vinagre porque, apesar dele dar uma excelente limpeza na hora do processo, ele também acelera a oxidação do metal deixando suas moedas com manchas avermelhadas ou esverdeadas, mesmo após ter lavado em água corrente. Experiência própria.

    ResponderEliminar
  11. Agora estou procurando uma solução pra interromper essa oxidação nas moedas sem utilizar esses produtos para polimento. Se alguém souber como, favor comentar.

    ResponderEliminar
  12. Tenho algumas moedas do Japão do período Edo de quatrocentos anos e uma da Dinastia Song do Norte China com mil anos.
    Gostaria de saber se elas têm um valor comercial,as encontrei aqui no Japão com detector de metais.
    Em meu canal do YouTube tem vídeos das moedas para quem quiser ver,muito obrigado.

    ResponderEliminar
  13. qer vender a moeda? meu zap é 031996589866

    ResponderEliminar
  14. Se for autêntica não perdeu o valor não, uma coisa muito importante em uma moeda são as características de conservação, o que desvaloriza uma moeda muito são o fato de vc não ter condição nem mesmo de identificá-la. Algumas muito antigas tem muito desgaste que mal são identificadas. Algumas tem menos de 10% de visualização.

    ResponderEliminar
  15. tenho uma 500 reis de 35 que está com o relevo muito
    bom principalmente no rosto do Feijó porém seu ultimo dono a limpou e ocasionou manchas esbranquiçadas como se tirasse uma verniz.O quanto isso desvaloriza a moeda?

    ResponderEliminar
  16. Limpei minha moeda da entrega da bandeira mergulhando no sumo do limão perdeu o valor

    ResponderEliminar