sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Como organizar a colecção de moedas

Quando me perguntam como começar uma colecção de moedas, antes de responder, eu coloco uma questão. A pergunta é curta mas profunda – Diga-me, tem paixão pelas moedas? Se a resposta for negativa de imediato desaconselho que inicie qualquer trabalho de coleccionismo nesta área. Se a resposta for afirmativa, temos conversa para uma data de horas. É assim mesmo, coleccionar moedas requer uma dedicação tal que só os apaixonados conseguirão encontrar a disponibilidade e a dedicação necessárias. Alguns dirão que o que é necessário é muita paciência. Esses são os que não têm paixão e não devem nunca coleccionar moedas, mais tarde ou mais cedo dar-lhe-ão um tratamento incorrecto, às moedas evidentemente.

Entretanto, voltando ao início – como coleccionar moedas – tenho a dizer que existem várias formas. A futura colecção pode ser definida por: país / região, data / período, material / tipo de metal, assunto / tema, ou de outra forma qualquer que lhe agrade mais. Eu não utilizo um método, utilizo antes uma fusão de três métodos. Faço-o assim:

Em primeiro lugar as moedas são separadas por Época - Monarquia / Reinado, República, Euro. De seguida, as moedas da mesma época são separadas tendo em conta o seu Valor Facial – 1 centavo, 2 centavos, 4 centavos, …. Finalmente, as moedas da mesma época e do mesmo valor facial são separadas por Data – 1910, 1917, 1918, ….

Depois de devidamente separadas, as moedas devem ser delicadamente enxutas com um pano macio e arquivadas.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Sabe dizer-me onde se arranjam capas para guardar as moedas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma loja que eu gosto de comprar meus materiais numismático é na Coins Brazil, tem muita variedade e os produtos da Alemanha são, pra mim, os melhores.

      Eliminar
    2. Eu encontrei no Correio da minha cidade. Espero que ajude!

      Eliminar
  3. Estou começando minha coleção de moedas;
    Penso nelas o dia inteiro;

    Gostaria de saber qual site posso confiar para realizar compras de moedas e álbum e se tem algum site de loja (tipo americanas.com) que não seja do tipo classificados.

    Agradecido a quem me ajudar em minha busca.

    ResponderEliminar
  4. Obrigad@! Ajudou muito! Estou começando uma coleção de moedas e queria saber a melhor forma de começar!

    ResponderEliminar
  5. É um campo bem grande, adoro sempre ler sobre isso, eu classifiquei, por região e as nacionais, estou tentando classificar, tipo... Reis, Era v=Vargas... e assim por diante, o Brasil é muito desorganizado kkkkk é dificil ordenar tudo! Bom blog cara parabéns!

    ResponderEliminar